Especialidades
Ampla Fonoaudiologia
Fonoaudiologia
Distúrbios da Fala
Distúrbios da Fala

A Orientação de Pais é um campo de atuação onde se cruzam diferentes disciplinas. Dado este caráter multi e interdisciplinar, faz-se aqui uma apresentação focando algumas considerações teóricas e práticas, que permeiam o referido diálogo interdisciplinar na formação de um orientador de pais. Tal diálogo se dá tanto consigo mesmo como entre diferentes profissionais, e permeia as intervenções na Orientação de Pais. Evidencia-se assim a relevância e complexidade da formação profissional que aqui se foca.

Linguagem
Linguagem

A atuação da fonoaudiologia na área de linguagem é vasta: linguagem oral, escrita, linguagem de surdos, comunicação alternativa para pacientes com comprometimentos neurológicos severos que o impeça de se comunicarem de outras maneiras. Crianças são as mais atingidas nesse processo.O desenvolvimento da linguagem oral depende de vários fatores como saúde, audição (porque se ela não ouvir não aprenderá a falar), desenvolvimento neurológico e emocional, ambiente social e que a criança seja inserida diariamente em contextos comunicativos. Para resolver estes problemas, nada melhor do que procurar um fonoaudiólogo.

Disfagia
Disfagia

A disfagia é a sensação de que algo está interferindo na deglutição, podendo ser um bloqueio real da garganta ou um problema com o ato de engolir. Embora seja, normalmente, mais comum em bebês e idosos, a disfagia tem múltiplas causas e pode afetar pessoas de todas as idades. A disfagia pode causar outros problemas de saúde e, portanto, deve ser diagnosticada e tratada adequadamente.

Gagueira
Gagueira

Gagueira é um distúrbio neurobiológico da fluência da fala, que tem sua origem, provavelmente, no funcionamento inadequado dos núcleos de base, aglomerados de células nervosas envolvidos no controle da motricidade. Cabe aos núcleos de base estabelecer a intercomunicação entre diferentes áreas do cérebro, o que permite a execução de atos motores complexos. Quando essas estruturas não funcionam adequadamente, entre outros problemas, podem interferir na sequência motora da automatização da fala, ocasionando os alongamentos, bloqueios e repetições da fala próprios da gagueira.

Transtornos de aprendizagem
Transtornos de aprendizagem

Transtornos de aprendizagem são considerados um tipo de transtorno neurodesenvolvimental. Distúrbios do neurodesenvolvimento são condições neurológicas que aparecem cedo na infância, geralmente antes da idade escolar. Esses transtornos prejudicam o desenvolvimento do funcionamento pessoal, social, acadêmico e/ou ocupacional e normalmente envolvem dificuldades de aquisição, manutenção ou aplicação de habilidades ou conjuntos de informações específicas. Os transtornos podem envolver distúrbios de atenção, memória, percepção, linguagem, solução de problemas ou interação social. Outros transtornos do desenvolvimento neurológico comuns incluem déficit de atenção/hiperatividade, distúrbios do espectro do autismo e deficiência intelectual.